quarta-feira, 12 de julho de 2017

Doce de ameixa


As ameixoeiras fizeram quase sempre parte da minha vida. Quando eu era ainda bastante pequena a minha mãe mudou para uma casa em Alvalade, com um quintal onde havia duas ameixoeiras que invariavelmente nos enchiam de fruta a cozinha. Eram amarelas, e muito doces. Lembro-me de todos os anos apanharmos vários sacos de ameixas e levarmos um carregamento delas quando íamos de férias para o Algarve com os meus avós paternos. Já depois de me casar e ter as minhas filhas, a minha mãe mudou novamente de casa, também com um quintal e também com ameixoeiras, desta vez de casca vermelha, mas de interior amarelo e com alguma acidez. Para meu azar, nunca tive a sorte de me cruzar com as vermelhas, de interior vermelho, sem dúvida as minhas preferidas. Mas bom, estas também produzem bastante e entre as que se comem e as que se usam para bolos, sobram uns bons quilos para toda a gente da família fazer doce. Esta é a melhor altura do ano para fazer doces. Há frutas deliciosas para aproveitar. Fica a sugestão…



1500g de ameixas, já lavadas, partidas (com casca) e descaroçadas
1000g de açúcar
Sumo de ½ limão médio
1 pau de canela

Colocar todos os ingredientes num tacho ou panela altos e levar a lume baixo/médio envolvendo todos os ingredientes. Quando começar a ferver, baixar um pouco o lume e deixar cozinhar, mexendo de vez em quando.

Depois de ferver pelo menos 20-25 minutos, retirar o pau de canela e passar o doce com a varinha mágica.

Para ver se o doce está no ponto, colocar um pouco numa superfície lisa e passar com uma colher. Se o doce ficar com uma “estrada” no sítio da passagem da colher, está pronto. Retirar do lume e colocar em frascos esterilizados, tapando de imediato, e voltando os frascos com a tampa para baixo até arrefecerem por completo.

Bom apetite!

3 comentários:

  1. Parece ser uma delícia!!!
    Ainda só fizemos de morango, que é a preferida cá de casa!!!
    Beijinhos.

    https://opecadomoraemcasa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Que doce lindo, nunca provei de ameixas, deve ser delicioso!

    ResponderEliminar
  3. Adorei a receita, bem do meu agrado, deve estar deliciosa. Por aqui também temos 2 ameixoeiras por isso doce foi algo que também fizemos ;)
    Beijinhos ...
    Blog: Guloso qb ... de Carla Ramalho

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)